Programa CRIA - Criança Alagoana, é lançado em Pariconha

Previous Next

Na manhã desta sexta-feira, 12, 48 gestantes receberam o cartão do Programa CRIA - Criança Alagoana, que irá beneficiar até 800 famílias com gestantes ou crianças até 5 anos de idade em Pariconha.

Este é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, onde as famílias serão beneficiadas com R$ 100,00 mensais. Em Pariconha, com o cadastro das 800 famílias, o comércio local contará com um incremento mensal de R$ 80.000,00, aquecendo a economia da nossa cidade.

O Prefeito Tony destacou a importância do programa para a melhoria da qualidade de vida da população mais carente.

“Precisamos parabenizar o Governador Renan Filho pela implantação do Programa CRIA em Alagoas e que, para Pariconha, será extremamente importante que todas as famílias que possuam o perfil para o cadastro, sejam inscritas no CRIA. É a possibilidade da melhoria na qualidade de vida destas famílias, além de garantir melhores condições de nutrição e acompanhamento das gestantes e das nossas crianças”, destacou Tony.

O cadastro das famílias está sendo realizado pelo CRAS segue o cronograma determinado pelo estado de Alagoas com as seguintes etapas:

Cadastro imediato - Gestantes e famílias com crianças portadoras da síndrome do Zica Vírus
A partir de 01 de abril - Famílias com crianças até 2 anos de idade
A partir de 05 de maio - Famílias com crianças de 2 até 5 anos de idade

Quais documentos levar no dia do cadastramento?
Gestantes: RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência, caderneta da gestante ou encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) com o início do pré-natal.
Responsáveis pelas crianças: documentos pessoais do responsável e a certidão de nascimento ou RG da criança.

Com quanto tempo de gravidez posso pedir o auxílio?
As gestantes podem entrar com o pedido do benefício em qualquer fase da gestação e permanecerá recebendo o valor de R$ 100 até a criança, nascida desta gestação, completar 6 anos.

Qual é a principal exigência para que a gestante receba o benefício?
A gestante precisa obrigatoriamente estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

Qual é a principal exigência para que a criança receba o benefício?
O responsável pela criança deve obrigatoriamente estar inscrito no CadÚnico.

Até com quantos anos de idade a criança pode ser cadastrada?
As crianças só podem ser cadastradas até os 5 anos de idade, mas elas receberão o auxílio até os 6 anos. As crianças com microcefalia pelo Zika Vírus vão receber os R$ 100 reais mensais até completarem 7 anos.

Uma mesma família pode receber mais de um benefício?
Cada família só pode receber um benefício, mas há duas exceções: famílias de crianças com microcefalia por Zika Vírus e que a mãe esteja gestante e também quanto a casa tem duas gestantes, por exemplo, mãe e filha grávidas. Neste caso, é necessário que a gestante menor de idade tenha um responsável da família com número do NIS, que pode ser o pai

Para receber o benefício todo mês é preciso cumprir alguma exigência?
Sim. Para manter o recebimento dos R$ 100, a gestante precisa fazer os exames e as consultas de pré-natal e puericultura (crianças), estar em dia com as vacinas, realizar avaliação nutricional e fazer acompanhamento familiar com a equipe do CRAS. E as crianças precisam ter cartão de vacinação atualizado.